terça-feira, 11 de agosto de 2015

Notícias e Novidades: Micro:bit o novo mini PC da BBC

Existem muitos governos e empresas que estão a tentar revolucionar o ensino, tornando este mais próximo da realidade tecnológica que nos rodeia.
Permitindo criar métodos e hábitos nos jovens que possam ser uma mais valia e uma ferramenta de trabalho ou de organização para o seu futuro.

Um exemplo foi o Magalhães, um pequeno computador oferecido ou vendidos a um custo muito acessível nas escolas portuguesas, que veio permitir o contato com o computador a muitas crianças desfavorecidas, permitindo assim dotar estas de uma ferramenta e de conhecimentos essenciais para o seu futuro.


Este é apenas um exemplo, podemos ver no Reino Unido (Inglaterra) uma nova iniciativa que vem ao encontro da formação e do despertar da mente, tentando apelar ao ser tecnológico que existe dentro de cada jovem, tendo como objectivo levar a aprendizagem da lógica e da  programação mesmo para quem no futuro não venha a seguir esta área.

Esta iniciativa foi recentemente lançado no Reino Unido, esta passa por oferecer aos alunos com idades compreendidas entre os 11 e os 12 anos o novo Micro:bit, este é o novo mini PC que foi desenvolvido pela BBC em parceria com mais 29 empresas das quais podemos destacar a Microsoft, Samsung, ARM entre muitas outras.

"Nós todos sabemos que há um défice de competências digitais crítico e crescente neste país e é por isso que é tão importante que estejamos juntos para fazer algo sobre isso", disse o director geral da BBC Tony Hall no evento de lançamento em Londres.

Este novo mini PC da BBC surge 34 anos após o lançamento de uma primeira versão, sendo que hoje em dia esta primeira versão já não é decerto muito conhecida sobretudo entre os mais jovens.

A primeira versão denominava-se BBC Micro e foi lançada em 1981, esta de mini PC hoje já não tem nada, no entanto para a época foi um equipamento revolucionário que veio concorrer com os famosos Spectrums da Sinclair, entre outros.


O Micro Bit em comparação com o seu antecessor representa um enorme salto tecnológico, não só devido ao seu tamanho mas, as suas performances e claro consumo energético, no entanto o seu antecessor apresentava uma grande vantagem sobre este novo modelo que era o facto de se poder programar sem auxílio de qualquer outro equipamento.


O novo BBC Micro Bit em comparação com o seu antecessor o BBC Micro é: 

  1. Muito mais barato ao nível da sua produção,
  2. 18 Vezes mais rápido na execução de código,
  3. 70 Vezes mais pequeno,
  4. 617 Vezes mais leve,
  5. Mais eficiente a nível energético,
  6. Permite a comunicação sem fios,
E podemos ainda dizer que não necessitamos de uma TV para ver o que se está a fazer.

Especificações:
  • Dimensões: aprox. 5cm x 4cm;
  • Peso: 8g;
  • Processador: 16MHz, 32-bit ARM Cortex M0 CPU;
  • Memoria flash: 256KB;
  • Memoria RAM: 16KB;
  • Bluetooth de baixo consumo energético;
  • Compasso Digital;
  • Acelerómetro;
  • Controlador Micro-USB;
  • Matriz LED 5x5 com 25 LEDs vermelhos;
  • 2 Botões programáveis;
  • Alimentado por 2 baterias tipo AA.


A BBC confirmou que o Micro Bit estará acessível a todos no Reino Unido e não só, sendo este colocado à venda no Reino Unido antes do final do ano.

O Micro Bit é compatível com as plataformas já implementadas como Arduino, o Raspberry e o Galileo da Intel, podendo recorresse a estas para a elaboração de tarefas mais complexas. 

Links Relacionados

Questões para debate:
  1. Por cá, teria sucesso uma iniciativa deste género?
  2. Será o Micro:Bit um concorrente do Arduino ou mesmo o Raspberry e do Galileo?

Conteúdo redigido ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.


Sem comentários:

Enviar um comentário