quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Dicas #1: Humidade inimiga da Eletrónica

Com a chegada das chuvas, surgem os problemas com a humidade, embora este seja um problema que se pode verificar ao longo de todas as estações e que pode também ter origem em derrames de líquidos acidentalmente, temos de ter este em conta pois, a eletrónica é uma área muito sensível ao elemento água.



Os líquidos condutores e oxidantes como a água devem, ser mantidos à distância dos equipamentos elétricos e eletrónicos, a não ser que se tratem de equipamentos preparados para resistir a este elemento.

Todos os líquidos que conhecemos mesmo um simples sumo, café, leite e outros são todos constituídos por água, logo são condutores da corrente elétrica e podem originar oxidação dos materiais de que são constituídos os equipamentos.


Todos sabemos, que devemos manter os nossos telemóveis, computadores, tablets e todos os outros equipamentos elétricos e eletrónicos à distância dos líquidos, mas como os acidentes acontecem temos de estar preparados para tentar salvar os equipamentos, evitando custos elevados em reparações e mesmo em substituições dos mesmos no caso de perda total.

Atenção à utilização ou à simples presença de um telemóvel, tablet, ou outro qualquer equipamento elétrico/eletrónico numa sala de banho durante o duche. Este produz muitos vapores e, vapor é sinonimo de água no estado gasoso, esta facilmente vai penetrar no equipamento podendo o danificar irreversivelmente.
Esta é uma situação por vezes ignorada por muitos e que, danifica gravemente qualquer equipamento que se encontre dentro da sala de banho e que seja sensível à humidade. 

Como reagir/agir quando o acidente acontece:
No caso, de o nosso equipamento elétrico ou eletrónico entrar em contacto com líquidos, devemos reagir calmamente agindo de imediato, desligando este de imediato da corrente elétrica se for seguro no caso de não ser, desligar de imediato o quadro elétrico para evitar um curto-circuito na instalação e destruição do equipamento.

Se este for alimentado por uma bateria como telemóveis, computadores portáteis, entre outros devemos retirar de imediato a bateria se esta for de fácil remoção, caso não seja possível remover a bateria devemos desligar de imediato o equipamento, evitando assim danos maiores no circuito pois, ao desligarmos o equipamento limitamos a área onde ainda teremos energia elétrica, reduzindo assim os riscos de danificar ou pelo menos de danificar gravemente o equipamento.


Passos a seguir para recuperar o equipamento:

Sempre que tivermos equipamento elétrico ou eletrónico que esteve em contacto direto com líquidos ou mesmo simples humidade devemos proceder do seguinte modo.

  1. Desligar imediatamente o equipamento e remover a bateria;
  2. Remover todo o líquido visível do equipamento com papel ou pano absorvente;
  3. Secar o equipamento (através de um dos seguintes métodos):
    • Utilizar um secador de cabelos para secar bem; *
    • Colocar o equipamento em local seco e ventilado;
    • Colocar o equipamento ao Sol;**
    • Desmontar o equipamento e limpar e secar convenientemente; ***
  4. Por fim colocar o equipamento ou circuito num saco plástico juntamente com uma ou mais saquetas de sílica;

Notas:
*Secador de cabelos, aqui temos de ter em atenção se estivermos a falar de um equipamento fechado como telemóvel, tablet, PC, entre outros temos de entender que o uso do secador pode facilitar a dispersão do líquido para o seu o interior.Temos de ter ainda em atenção a temperatura pois, manter o secador no máximo muito próximo do equipamento ou circuito vai fazer com que os componentes aqueçam demasiado podendo ficar irreversivelmente danificados.
**Ao Sol, colocar o equipamento ao sol pode ser uma solução mas, atenção ao sol a temperatura dos corpos aumenta muito rapidamente o que pode danificar irreversivelmente o equipamento.  
***Desmontar o equipamento, este é um procedimento que só deve ser realizado por pessoas com conhecimento e ferramentas adequadas, sob pena de danificarmos mais o equipamento.

Após estes 4 passos, poderá voltar a utilizar o seu equipamento sem qualquer problema, a não ser que o mesmo tenha ficado danificado, o que pode acontecer pelo simples facto do líquido derramado ser condutor e ter feito um curto-circuito em algum componente, tendo este ficado danificado, mesmo que seja a apenas a bateria, pois se esta for curticicuitada pode ficar danificada. 

Neste caso deve trocar a bateria e voltar a testar, se for apenas a bateria esta vai funcionar correctamente.


No final pode ser necessário realizar uma limpeza com álcool isopropílico para remover qualquer vestígio de oxidação causada pelo líquido sendo que esta deve ser feita mais uma vez por pessoal com conhecimentos e ferramentas adequadas. 

Este álcool é o mais apropriado para este fim pois a percentagem de água é inferior a 1%, e por este motivo a possibilidade de oxidação das peças é quase nula.


Sílica Gel
A sílica gel pode ser utilizada não só para ajudar na eliminação da humidade em objetos que estiveram expostos á humidade mas, para conservar os mesmos livres de humidade quando estão guardados.


Esta pode ser utilizada em objetos eletrônicos guardados e que utilizamos pouco, na máquina Fotográfica e mesmo nos acessórios como lentes, também podem ser utilizados para preservar revistas, selos e documentos da humidade.

Esta ainda pode ser muito útil para evitar a formação do chamado “mofo” nos armários onde guardamos roupas e calçado e muito mais.

Links Úteis

Considerações finais
Este procedimento pode ser usado não só em equipamentos elétrico e eletrónico mas, em tudo o tipo de objetos que tenham estado em contacto com líquidos e onde exista a necessidade de os conservar secos.
O método não é infalível, pois o estado do equipamento vai depender do tipo de liquido da quantidade que possa ter entrado neste e do tempo que esteve ligado já com o liquido nos seus circuitos.
A melhor solução é evitar ao máximo o contacto dos equipamentos elétricos e eletrónicos com líquidos, no entanto quando ocorrer o acidente temos de se rápidos e objectivos, não podemos perder tempo devemos desligar de imediato o equipamento e/ou remover a bateria também imediatamente se for possível.
A sílica em  gel é um importante  aliado na luta  contra  a humidade.


Esperamos que este artigo tenha sido útil e se gostaram comentem e partilhem. Alguma dúvida ou questão deixem em comentário ou utilizem o formulário de contatos.


Um bom dia em nome da TecnoDomos.


Conteúdo redigido ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Sem comentários:

Enviar um comentário