sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Análise do Arduino Nano

Arduino Nano, este é um dos mais pequenos membros da família Arduino, mas as suas capacidades não se podem medir em centímetros pois, apesar do seu tamanho diminuto este é muito completo e poderoso.


O Arduino Nano é baseado no ATmega168 (Arduino Nano 2.x) ou ATmega328 (Arduino Nano 3.x). Sedo que o segundo apresenta as mesmas funcionalidades e características do Arduino Uno R3 e do Duemilanove num circuito cerca de 6 vezes menor.


Este tamanho diminuto é uma das suas grandes vantagens em relação aos outros membros da família Arduino, no entanto este tem outra característica que lhe dá uma grande vantagem que é a possibilidade de ser montado diretamente na placa de ensaios (breadboard) facilitando desta forma as montagens, uma vez que permite elimina o uso de jumpers entre a Arduino e a placa de ensaios e permite concentra todos ou parte do componentes da montagem na própria placa de ensaios. 


Eletronicamente este é também semelhante ao Arduino Diecimila, sendo que este apresenta menos pinos de entrada analógica e um jumper que permite selecionar a fonte de alimentação o PWR_SEL podendo se optar pela alimentação via USB ou pela entra da auxiliar.

Já o Arduino Nano fisicamente não tem a entrada auxiliar nem o jumper para selecionar a fonte de alimentação. Este apresenta tal como o Arduino Uno e o Duemilanove entre outros a capacidade de detetar automaticamente as fontes de alimentação e alterna automaticamente entre as mesmas, selecionando a que apresenta a mais elevada tenção, não havendo assim necessidade do jumper de seleção.


Resumo das características Principais:
Como foi referenciado anteriormente, existem 2 modelos do Arduino Nano, um baseado no ATmega168 (Arduino Nano 2.x) e um outro no ATmega328 (Arduino Nano 3.x).

O primeiro utiliza o microcontrolador Atmel Atmega 128, esta versão apresenta uma capacidade de memória EEPRON de 512 Bytes e a SRAM de um 1 KB, já a segunda a versão 3.0 que é a mais recente e utiliza o mesmo microcontrolador que o Arduino Uno R3 e o Arduino Duemilanove o Atmel Atmega 328 que apresenta uma capacidade de EEPRON de 1 KB e a SRAM de um 2 KB.



Principais características do Nano V3.0:
  • Microcontrolador: Atmel Atmega 328
  • Tensão mínima de Alimentação: 3.3V
  • Tensão Máxima de Alimentação: 20V
  • Tensão Ideal para Alimentação: 7V – 12V
  • Pinos Digitais I/O: 14 pinos (6 destes oferecem saída PWM)
  • Pinos de Entrada Analógica: 8 entradas com 10 bits de resolução
  • Corrente DC Por Pino I/O: 40mA
  • Memoria Flash: 32 Kb ( 2 Kb utilizados pelo bootloader)
  • SRAM: 2 Kb
  • EEPROM: 1Kb
  • Velocidade de Clock: 16 MHz
  • Dimensões: 45 x 18mm
  • Peso: 5g

Links úteis


Considerações Finais
Pequeno mas muito poderoso, o Arduino Nano é sem dúvida um microcontrolador que apesar das suas diminutas dimensões se apresenta com muitas funcionalidades e capacidades, podendo ser equiparado a outros modelos que apresentam um tamanho quase 6 vezes maior como o Arduino Uno e o Duemilanoveno.
Este veio permitir a miniaturização de muitos projetos e facilitar a prototipagem ainda nas placas de ensaio (breadboards), com a sua capacidade de ser conectado diretamente a estas sem recurso a cabos (jumpers).

É sem dúvida uma excelente aposta para a implementação de projetos que exijam a otimização do espaço sem abdicar da performance, este pode ser encontrada a preços muito competitivos em diversas lojas online.



Esperamos que este artigo tenha sido útil e se gostaram comentem e partilhem. Alguma dúvida ou questão deixem em comentário ou utilizem o formulário de contatos.

Um bom dia em nome da TecnoDomos.


Conteúdo redigido ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Sem comentários:

Enviar um comentário