sábado, 29 de outubro de 2016

Sensor de chamas de 5 canais

Sensor de chamas de 5 canais, este é um sensor que apresenta 5 canais de deteção de chamas. De uma forma muito simples podemos descrever este como sendo formado por 5 sensores de chamas simples conjugados que permitem ter um maior ângulo e uma maior fiabilidade na deteção de chamas.



Embora montados no mesmo circuito cada um dos sensores disponibiliza uma saída analógica e uma saída digital independente, tendo este não só a capacidade de detetar a chama como de fornecer uma mais correta direção do local onde se localiza a mesma.



Descrição Geral:

Este apresenta 5 canais de deteção de chamas com uma ampla gama de deteção (a faixa de deteção de um sensor de chama comum de apenas 1 canal é de cerca de 30° aumentando com a distância) neste sensor com a conjugação dos 5 sensores a faixa de deteção é superior a 120 °, variando também com a distância.
Tal como os sensores simples este disponibiliza para cada um dos canais uma saída digital e uma analógica, nas saídas digitais podemos obter os níveis (alto ou baixo), o que para sistemas de pouca precisão reduz a complexidade no momento da sua utilização.
Já nas saídas analógicas é disponibilizado um sinal analógico (sinal de tensão), sinal que pode ser medido com precisão, o que permite a utilização deste sensor em sistemas de alta precisão.


Para facilitar a análise do estado de cada um dos canais do sensor existem LED’s indicadores de estado, permite verificar o estado de cada uma das saídas facilmente mesmo sem recurso a outros dispositivos. Este sensor apresenta uma faixa e sensibilidade de deteção ajustável permitindo, uma maior capacidade de ajuste deste a diversas realidade e locais.
Este foi desenvolvido para otimizar o desempenho e montagem, apresentando um Design muito compacto. 
Ainda em comparação com os sensores mais comuns este apresenta uma resistência interna com apenas 1% de tolerância sendo que a maioria dos sensores de chamas do mercado são projetados com uma resistência de 5% de tolerância, o que torna os sinais de saída deste mais precisos para medições de alta precisão;
Temos ainda de referir que este foi concebido para operar com uma alimentação que pode variar entre 3,3 V a 9 V, o que o torna compatível com a maioria dos sistemas.

Especificações técnicas:
  • Recetores IR (infra vermelhos) de alta sensibilidade;
  • Extremamente sensível a ondas entre 700-1100nm;
  • Led indicador de alimentação;
  • Led’s de indicação do estado das saídas do comparador;
  • Apresenta 5 saídas analógicas de tensão proporcional com transmissor em tempo real;
  • Apresenta 5 saídas digitais que variam o seu estado entre (baixo e alto);
  • Sensibilidade ajustável através de um potenciômetro;
  • Ângulo de deteção: superior a 120º;
  • Gama de temperatura: -25ºC a 85ºC;
  • Tensão de alimentação: 3,3 a 9 VDC
  • Número e Diâmetro do furo de fixação: 3 furos com aprox. 3mm;
  • Dimensões: 5.2 cm x 5.0 cm x 1.4 cm
  • Peso: 8g



Ligações do Sensor:
  • VCC: Pino de alimentação (3,3-9V DC);
  • GND: Pino de massa (Terra);
  • D1, D2 ,D3, D4, D5: Pino da saída de sinal digital;
  • A1, A2, A3, A4, A5: Pino da saída de sinal analógico.


Áreas de Aplicação:
  1. Robótica;
  2. Domótica;
  3. Alarme de incêndio.

Links úteis


Precauções:
É muito importante referir que não se pode colocar o sensor muito próximo da chama, pelo simples facto da sua temperatura de trabalho máxima recomendada ser de 85°C, caso contraio este pode ser danificado se exposto a temperaturas superiores.

Este não pode ser colocado diretamente em contato com as chama, pois seria irremediavelmente danificado.

Atenção: Este sensor serve para detectar fogo, sendo que a utilização do mesmo deve respeitar todas as precauções necessárias ao manuseamento do mesmo.
A TecnoDomos não pode ser responsabilizada por quais queres danos causados durante os ensaios efectuados pelos seu leitores.


Considerações Finais
Em projetos relacionados com a robótica e domótica (na eletrónica residencial ou mesmo industrial) este é um sensor com grande aplicabilidade, graças a sua grande sensibilidade e fiabilidade e pela sua facilidade de utilização em conjunto com os microcontroladores da Arduino ou mesmo outros.

Com a conjugação das 5 saídas analógicas podemos criar sistemas de deteção de chamas (incêndios) bastante precisos e rigorosos, com a capacidade de deteção do foco de incendio e com a capacidade de indicar a direção mais exacta do mesmo.

Ao nível do custo benefício este é sem dúvida uma boa escolha, pois pode ser encontrado a preços muito competitivos e com grande qualidade.



Esperamos que este artigo tenha sido útil e se gostaram comentem e partilhem. Alguma dúvida ou questão deixem em comentário ou utilizem o formulário de contatos.


Um bom dia em nome da TecnoDomos.

Conteúdo redigido ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Sem comentários:

Enviar um comentário