sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Concurso Robô Bombeiro do IP.Guarda

O Concurso Robô Bombeiro é um concurso de Robótica que se realiza anualmente no Instituto Politécnico da Guarda desde 2003 e é organizado por docentes da Unidade Técnico-científica de Informática.


Este já conta com 14 edição, sendo que o mesmo se realiza normalmente durante o mês de Julho na cidade da Guarda Portugal.

Este tem como principal objetivo promover o estudo e desenvolvimento de capacidades em todos os participantes no que se refere a temas como a Robótica, Programação e Elétronica, mas sobretudo pretende promover o gosto pela Robótica pois esta será sem dúvida uma das áreas chave deste e dos próximos séculos.

O desafio proposto por este concurso consiste em por à prova pequenos robôs móveis e autónomos que têm como missão encontrar e extinguir um pequeno foco de incêndio, simulado pela chama de uma vela, dentro de um modelo que pretende representar uma casa, formado por corredores e diversas divisões (quartos).




Devem estar a questionar-se por que motivo estamos a abordar este tema?

A resposta é simples a TecnoDomos tem desde à muito o interesse em participar neste evento, não tendo ainda sido possível participar nas edições anteriores por diversas razões, no entanto estamos a apostar poder participar na próxima edição que se realizará em Julho de 2017.

Até a data da realização deste evento iremos  abordar aqui no Blogue a analise dos mais diversos componentes e módulos que iremos utilizar na construção do nosso robô, tal como as últimas publicações sobre o sensor de chamas de 5 canais que é um dos componentes chave para a elaboração do nosso robô.


Mais sobre o Concurso Robô Bombeiro:
O Concurso é organizado em diferentes classes e é especialmente dirigido equipas vindas dos mais diversos níveis de ensino, no entanto podem concorrer equipas sem origem em qualquer instituição de ensino, pois este concurso está também aberto ao público em geral. 

Atualmente existem 4 classes em concurso:
Juvenile – Estudantes do Ensino Básico (até 13 anos);
Junior – Estudantes do Ensino Secundário (até 18 anos);
Senior – Estudantes do Ensino Superior, profissionais e amadores adultos (mais de 18 anos);
Walking (Robôs com Pernas) – Qualquer idade.

Prémios:
No final não é apenas o primeiro, segundo e terceiro lugar de cada classe que são premiados mas também é premiado o Espírito de Inventor e Robô mais Pequeno em competição.

Área de Jogo:
Na figura seguinte podemos ver a chamada área de jogo que tenta simular o ambiente físico de uma casa com corredores e diversas divisões. A área de jogo apresenta uma dimensão de 2,5 x 2,5 metros e a disposição dos corredores e quartos é conhecida.
Sendo de notar que podem ser acrescentados “moveis” objetos metálicos amarelos que simulam moveis para aumentar o grau de dificuldade ou mesmo outro tipo de objetos como podemos ver nas imagens.

Arena (área de jogo):

Obstáculos/Final:


A competição:
A competição em si é constituída por três provas. Em cada prova, cada um dos robôs compete individualmente numa das áreas de jogo do Concurso e recebe uma pontuação calculada com base no sucesso da missão, do nível de dificuldade e do tempo que demorou a realizar a mesma. A pontuação final é o somatório das pontuações das três provas, sendo que existem penalizações sempre que é derrubada alguma das paredes ou mesmo a vela que simula o foco de incêndio entre outras.


Os robôs que participam no Concurso devem ser autónomos e movidos a energia elétrica, estes não podem ser controlados à distância por um operador mas podem estar ligados a um computador externo desde que respeitam as regras, sendo este computador o sistema de processamento ou apenas de análise de dados do robô.

Ambiente: 
Na imagem seguinte podemos ter uma ideia do ambiente que se vive durante o concurso  é de referir que nas últimas edições têm participado cerca de de meia centena de equipas, oriundas de tudo o pais e mesmo de Espanha.



Considerações Finais
Aqui pretendemos dar a conhecer este concurso para quem ainda não conhecia, e dar dar a conhecer a intenção da TecnoDomos de sair da Garagem e ir para o evento para se dar a conhecer melhor e poder tentar uma boa classificação nesta importante competição nacional de robótica.   

Mais detalhes sobre o Concurso Robô Bombeiro do IP.Guarda, incluindo o regulamento geral do mesmo, assim como fotografias e vídeos das edições anteriores.
Podem aceder ao site oficial do concurso, ou na comunidade do mesmo no Facebook. Para esclarecimentos adicionais podem sempre, contactar o coordenador do concurso, Professor Carlos Carreto, através do e-mail.


Esperamos que este artigo tenha sido útil e se gostaram comentem e partilhem. Alguma dúvida ou questão deixem em comentário ou utilizem o formulário de contatos.


Um bom dia em nome da TecnoDomos.

Conteúdo redigido ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Sem comentários:

Enviar um comentário