terça-feira, 29 de novembro de 2016

Motores e rodas do nosso Robô

Com referido na publicação anterior “O chassi do nosso Robô” o nosso robô está equipado com 2 motores DC com caixa de redução mais, duas rodas motrizes e duas rodas de apoio, tendo todas estas peças sido fornecidas juntamente com o chassi.



Estas são peças consideradas vulgares na maioria dos Kits de chassis que podemos encontrar à venda no entanto são peças de boa qualidade e funcionais, apesar dos motores não serem motores de passo ou mesmo sevo motores, estes são fiáveis e funcionam muito bem, tal como as respetivas rodas de tração e de apoio.


Os motores:
Estes Motor DC diferencia-se dos demais motores por possuir caixa de redução e eixo duplo, tornando-se assim, um produto de extrema funcionalidade e utilidade que é muito utilizado no desenvolvimento de projetos de robótica e automação.


Com o avanço da tecnologia surge a necessidade de criar equipamentos cada vez mais eficientes e com o objetivo de abranger maior diversidade de projetos possível, e essa foi a intenção para o desenvolvimento deste tipo de Motor que possui características próprias.

O Motor DC é facilmente aplicado em projetos de robótica, incluindo pequenos carrinhos e pequenos robôs, entre muitos outros. A sua utilidade é muito diversa, bastando usar a criatividade para se acharam mil e um projetos onde podemos aplicar estes motores.


Estes são alimentados através de dois polos existentes numa das extremidades dos Motor, a polaridade da alimentação pode ser invertida, o que possibilita ao motor girar tanto no sentido horário quanto anti-horário.


Com a sua exclusiva caixa de redução e com eixo duplo, estes motores DC apresenta um torque/força de trabalho considerável, porém estes destacam-se no torque, alcançando uma carga sobre si relativamente elevada.

Estes motores DC dão garantia de qualidade e funcionalidade e vão ao encontro das necessidades nas mais diversificadas áreas de desenvolvimento e projetos.


Características principais do Motor:
  • Tipo: Motor DC com caixa de redução e eixo duplo;
  • Tensão de alimentação: 3 a 6V;
  • Torque a 6V: 5,5kg/cm
  • Velocidade de rotação a 3V: 125rpm
  • Caixa de redução: 1:48;
  • Funcionamento: Capacidade de inversão de marcha (Movimentos horários e anti-horários);
  • Corrente sem carga: ≤ 200mA(6V) e ≤ 150mA(3V);
  • Velocidade sem carga: 200RPM(6V) e 90RPM (3V);
  • Peso: 30g;
  • Dimensões (CxLxE): 70x37x22,5mm (ignorando-se os eixos);


Principais vantagens:
  1. Custo reduzido;
  2. Robustez
  3. Fiabilidade
  4. Alimentação de 3 a 6V o que garante a adaptabilidade e diversos projetos.
Principais desvantagens:
  1. Ruído;


As Rodas:
As 4 rodas fornecidas com o chassi são robustas e de boa qualidade, permitindo que o nosso chassi tenha uma grande agilidade nos seus movimentos. 

Rodas Motrizes:
As duas rodas motrizes ou de tração são de borracha e plástico, apresentam uma forração semicircular que permite uma fácil montagem e garantem a tração sem falhas.



Características principais:
  • Material: Plástico e borracha;
  • Diâmetro: 68mm;
  • Largura: 26mm;
  • Furação central: 5,3x3,66 mm (semicircular);
  • Peso: 50g.

Rodas de Apoio:
As rodas de apoios servem tal como o nome indica para apoiar o chassi pois com este tem as rodas de tração colocadas no seu centro este tenderia a cair para a frente ou mesmo para trás.


A Roda de apoio giratória é um produto destinado especialmente para a construção de robôs moveis que necessitem de uma grande mobilidade e agilidade.

Esta é diferente de outros modelos de rodas utilizadas na robótica, a Roda de apoio giratória não apresenta qualquer tipo de resistência a movimentos, o que a torna muito prática e eficiente, permitindo movimentos em todas as direções.

A Roda de apoio giratória possui estrutura metálica, contando com “pneu” fabricado em nylon, o que aumenta sua eficácia e durabilidade, além de aumentar a resistência do robô a impactos e absorver pequenas imperfeições do piso.

Para facilitar a instalação, a Roda de apoio giratória conta com quatro perfurações de modo a ser fixada junto ao chassi de maneira rápida e segura, e permitir movimentos livres em todas as direções.

Características principais:
  • Material: Aço e Nylon;
  • Diâmetro da roda (pneu): 25,5mm;
  • Dimensões da base (CxL): 38x33mm;
  • Altura total: 3.4cm;
  • Peso: 32g.


Considerações Finais
Para a elaboração do nosso Robô estes motores e rodas foram escolhidos em primeiro lugar por fazerem parte do chassi escolhido bem como pelas suas características e pela sua robustez e boa resposta apresentada nos teste efetuados.

O duplo eixo e os discos dos encoder de 20 furos foram também ponto a ter em conta pois desta forma torna mais fácil a adaptação/montagem dos encoder no nosso robô, sendo que estes servem para medir a rotação e velocidade das nossas rodas/motores.

Estas são peças que fazem a diferença pela sua robustez, fiabilidade e que apresentam um excelente desempenho em relação ao seu custo.





Esperamos que este artigo tenha sido útil e se gostaram comentem e partilhem. Alguma dúvida ou questão deixem em comentário ou utilizem o formulário de contatos.


Um bom dia em nome da TecnoDomos.


Conteúdo redigido ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Sem comentários:

Enviar um comentário