segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

XD-05 Data Logger Shield

O "XD-05 Data Logger Shield" em Português módulo de registo de dados é um módulo compatível com a maioria dos Arduinos que permite registar num cartão SD os dados captados por sensores ou outros módulos de uma forma fácil, rápida e segura.


A principal particularidade deste módulo para além do “Slot SD” e de uma área de prototipagem é a disponibilização de um relógio de tempo real (RTC) que permite o registo em tempo real dos dados captados pelos sensores ou módulos.

Para além do registo dos dados captados por sensores, este módulo permite que os mesmos sejam registados no cartão SD de acordo com o tempo ou seja permite o agendamento de tarefas e permite que a informação recolhida e guardada no cartão SD contenha a data e hora das respetivas leituras.

O XD-05 Data Logger Shield é um módulo que tem uma ampla aplicabilidade, podemos dizer que existem 1001 projetos onde se pode utilizar, projetos em que é útil fazer o registo de determinados parâmetros para posterior análise.

Este pode ser utilizado para o registo de entradas e saídas, da temperatura ambiente numa sala, ou mesmo no exterior, para o registo do estado dos sensores de um robô, de um alarme, e muito mais.

Existem outros módulos semelhantes e mesmo componentes que em conjunto realizam as mesmas funções, no entanto este torna-se mais prático pelo facto de se poder acoplar facilmente ao Arduino Uno, Duemilanove, Mega entre outros de uma forma rápida, segura e garantindo uma maior escalabilidade do nosso microcontrolador, pois permite o empilhamento com outros módulos.

Especificações Técnicas :
  • Slot para cartão SD;
  • Sistemas de arquivos FAT16 ou FAT32;
  • Relógio de tempo real (RTC) DS1307Z integrado;
  • Regulador de tensão de 3.3V;
  • Suporte para Bateria CR1220 3V;
  • Botão de Reset (reset do Arduino);
  • Área de prototipagem/soldagem;
  • Dois LED’s indicadores configuráveis;
  • Layout "R3" compatível com a maioria dos Arduinos;
  • Empilhável;
  • Dimensões: 69 x 54 x 24mm;
  • Peso: 20g.


Descrição:

Slot para Cartão SD
O "Slot" para cartões SD permite a utilização de qualquer cartão SD/MMC de 32MB até ao máximo de 32G (formatado em FAT16 ou FAT32).

Level Shifter
O Level Shifter (deslocador de nível) converte todos os sinais de 3.3 ou 5V para o nível de 3.3V permitindo assim a utilização deste módulo com qualquer Arduino em total segurança sem se correr o risco de se danificar os cartões SD. 

Outros módulos semelhantes de baixo custo utilizam resistências para converter os sinais, mas esta é uma solução que não funciona muito bem sobretudo para taxas de transferência de dados a altas velocidades ou mesmo para todos os níveis de tensão.

RTC - Relógio de tempo real
Este é o dispositivo de gestão de tempo, este é formado por um chip de 8 pinos (DS1307Z), um cristal cilíndrico de 32KHz e um suporte para uma bateria do tipo CR1220.



Bateria CR1220
Esta bateria/pilha serve para garantir que os parâmetros do relógio (data e hora) se vão manter inalterados mesmo após a remoção da alimentação do Arduino.
Permite manter estes paramentos certo por vários anos se esta for de boa qualidade.

Bateria de lítio CR1220, 3V com 12mm de diâmetro.

Fonte de alimentação de 3.3V
Um regulador integrado de 3,3V LDO mantém todos os componentes de 3V do módulo em pleno funcionamento de uma forma “suave”, garantindo o seu bom funcionamento ao longo do tempo. Alguns modelos deste módulo mais antigos não disponham de um regulador de 3.3V completo, o que poderia levar o Arduino a reinicia-se simplesmente ao se escrever para o cartão SD.

LEDs do utilizador
Existem dois LED’s que podem ser configurados pelo utilizado. Basta ligar um fio de qualquer pino do Arduino a L1 ou L2, e alterar o valor destes para o nível logico alto para acender ou para o nível logico baixo para apagar os respetivos LED’s LED1 e/ou LED2.
Estes já possuem resistências de 470 ohms ligadas em série para poderem ser alimentados com qualquer uma das saídas do Arduino sem serem danificados.



O módulo possui ainda para alem destes 2 LED's um terceiro LED indicador de alimentação, indicado no circuito com a sigla PWR.


Botão de Reset
O botão de reinicialização (Reset) permite redefinir o Arduino, este é a extensão do Botão de Reset do próprio Arduino, tornando-o acessível para se poder reiniciar a placa a partir do módulo quando este está acoplado não permitindo o acesso ao botão do Arduino.

Área de Prototipagem
Uma grande parte deste módulo está reservada para a prototipagem, é uma área preenchida com furos que permitem a fácil instalação e soldagem de sensores e outros componentes ao módulo de uma forma rápida e otimizada.
Facilitando assim o teste e ensaio de alguns sensores/componentes de uma forma rápida.


Compatibilidades:

Este é um módulo desenvolvido segundo o “layout R3" que disponibiliza as portas I2C e ICSP / SPI garantindo a sua compatibilidade com uma ampla variedade de placas Arduino e placas compatíveis Arduino.
  • Arduino UNO ou ATmega328 compatível - 4 canais analógicos (10 bits), 6 canais se RTC não for utilizado;
  • Arduino Leonardo ou compatível com ATmega32u4 - 12 canais analógicos (10 bits);
  • Arduino Mega ou ATmega2560 compatível - 16 entradas analógicas (10 bits);
  • Arduino Zero ou ATSAMD21 compatível - 6 entradas analógicas (12 bits);
  • Arduino Due ou compatível - 12 entradas analógicas (12 bits).

XD-05 Data Logger Shield Front and back



Considerações Finais
Este é um módulo essencial em quase todos os projetos para não dizermos em todos, nos tempos que corem como e como é sabido estamos na chamada era da informação, sendo a informação uma ferramenta muito importante mesmo nos projetos mais simples.

Tendo a capacidade de ser guardar a informação obtida por sensores ou mesmo outros modulo tornasse mais fácil entender o funcionamento dos sistemas o que possibilita a aplicação correções e melhorias nestes de uma forma mais rápida e eficiente. 




Esperamos que este artigo tenha sido útil e se gostaram comentem e partilhem. Alguma dúvida ou questão deixem em comentário ou utilizem o formulário de contatos.


Um bom dia em nome da TecnoDomos.


Conteúdo redigido ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Sem comentários:

Enviar um comentário