terça-feira, 14 de julho de 2015

DHT11 Sensor de Humidade & Temperatura

O DHT11 é um sensor de baixo custo que permite medir a temperatura e humidade ambiente.



O sensor DHT11, foi concebido com uma exclusiva tecnologia que permite realizar as leituras da temperatura e da humidade relativa do ar, garantindo fiabilidade e estabilidade ao longo do tempo e dos valores lidos. Este sensor, possui um microcontrolador de 8 bits para internamente processar os dados, enviando para a pino de saída os mesmos, já devidamente tratados.
Este sensor bem calibrado de fábrica, e os dados e coeficientes da calibração estão gravados na memória OTP interna do módulo.

O DHT11 apresenta uma gama de leitura que vai dos 0º aos 50º celsius, para a temperatura e dos 20% aos 90%UR para a humidade relativa, os valores obtidos no pino de saída do sensor, já estão formatados nas unidades celsius (ºC) para a temperatura e em percentagem (%) para a humidade relativa.


Como funciona:

Internamente, o valor da temperatura é obtida através de um termistor do tipo NTC e o valor da humidade relativa é obtida através de um sensor capacitivo do tipo HR202, após a leitura e processamento dos dados obtidos pelos dois sensores internos, esta é enviada para o pino saída, sendo o sinal de saída de 8bits.


O DHT11é um sensor muito simples de utilizar mas que, requer alguns cuidado na hora de ler os dados. As grandes desvantagens deste sensor é a gama de leitura da temperatura que é limitada dos 0º aos 50ºC não contemplado valores negativos e a impossibilidade de obter leituras para períodos de tempo inferiores a 2 segundos sendo este o tempo ideal de leitura.


No entanto, não podemos esquecer que este apresenta uma excelente qualidade, uma resposta rápida apesar da limitação no tempo de leitura, capacidade para transmitir o sinal até uma distância de 20 metros, um baixo consumo de energia e uma boa capacidade anti-interferência, em suma o DHT11 apresenta uma muito boa relação entre qualidade e custo.


Descrição do sensor:



Especificações Técnicas:

  • Alimentação: 3-5VDC (5,5VDC máximo);
  • Corrente em funcionante: 200uA a 500mA;
  • Corrente em stand by de 100uA a 150uA;
  • Gama de medição de humidade: 20 a 90% UR;
  • Gama de medição de temperatura: 0º a 50ºC;
  • Precisão de humidade de medição: ± 5,0% UR;
  • Precisão de medição de temperatura: ± 2.0 ºC;
  • Tempo de resposta mínimo: 2s;
  • Dimensões: 23 x 12 x 5mm (incluindo terminais).

Para saber mais consultar o (Datasheet).



Ligações do Sensor:
VCC – Pino de Alimentação 
GND – Pino de Massa (Terra)
DATA – Pino de saída do sinal
NC– Pino Não conectado

Áreas de Aplicação:
Robótica,
Estações meteorológicas,
Detecção de temperatura,
Detenção de humidade relativa,

Considerações e precauções:
Ter sempre em atenção as ligações do sensor, voltagem aplicada no pino VCC e a ligação do saída de dados pino DATA. 

O DHT11 é um excelente sensor para ser utilizar em projetos com o Arduino, PIC, Raspberry PI ou outros microcontroladores. Este permite realizar, desde projetos mais simples aos mais complexos, permitindo medir a temperatura e a humidade relativa do ambiente envolvente onde se encontram inseridos.


Conteúdo redigido ao abrigo do novo
Acordo Ortográfico.

Sem comentários:

Enviar um comentário