sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Conversor USB/Serial (FTDI232)

O conversor USB/Serial (FT232RL) serve para converter dados USB para Serial e vice-versa. A partir da década de 1990, a comunicação USB (Universal Serial Bus) tomou-se standard por ser mais rápida, Plug-and-Play, segura, por requerer menos espaço e por apresentar ligações mais simples com menos pinos.


Esta é uma tecnologia mais simples, fácil de entender e muito mais rápida na transferência de dados que veio facilitar a conexão dos mais diversos tipos de aparelhos aos computadores.

Ainda hoje a comunicação do tipo Serial é utilizada em sensores, microcontroladores, módulos como xbee, bluetooth e muitos outros. No entanto hoje dificilmente, encontramos aparelhos com portas Serial disponíveis (ex.:Computadores) sendo assim é necessário recorrer-se a conversores USB/Serial para se poder fazer a comunicação entre os periféricos e um computador ou qualquer outro equipamento que utilize portas USB.

Na programação do Arduino Lilypad ou do Arduino Pro Mini que não disponibilizam uma conceção USB mas sim Serial, temos de recorrer as a conversores FTDI, estes serve para fazer a conversão de USB para Serial TTL, permitindo assim ligar os nossos Arduino ao computador.


A nossa placa é baseada no chip FT232RL esta funciona como um conversor USB para Serial TTL, os pinos desta foram distribuída da mesma forma que num cabo FTDI, estes são utilizados como referido na programação de Arduinos que operam com tensões de 3,3 e 5V.


Especificações:
  • Chip: FT232RL;
  • LEDs indicadores: RX e TX e Power;
  • Tensão USB: selecionável 5V e 3,3V;
  • Pinagem: DTR, RXD, TX, VCC, CTS, GND;
  • Interface: Mini USB/ Serial TTL;
  • Dimensões: 36 x 18mm.

Comunicação Serial e USB
Analise das diferenças ao nível das ligações Serial e USB.


A comunicação Serial é feita por:
  • RXD (Read data), TXD (Write data) - Linhas de transmissão de dados;
  • DTR (Data Terminal Ready) - Terminal pronto para receber dados;
  • RTS (Request to Send) - Requisição para enviar;
  • CTS (Clear to Send) - Pronto para enviar;
  • DSR (Data Set Ready) - Dados prontos para enviar;
  • VCC, GND - Alimentação.




A comunicação USB (Universal Serial Bus) é feita por:
  • D+  -  Data +;
  • D-   - Data-;
  • VCC, GND - Alimentação.


Podemos ver uma grande diferença entre os dois tipos de comunicação. A USB utiliza apenas D+ e D- para realizar a comunicação, enquanto-que a Serial utiliza vários pinos, mas os principais são RXD e TXD. Esta é uma das razões para a comunicação USB ser hoje mais difundida e popular que a comunicação Serial.


Links úteis
Ficheiros para Download
Considerações Finais
A comunicação entre dispositivos e computadores tem vindo a sofrer uma grande evolução ao longo dos tempos, estas alterações prende-se sobretudo à necessidade de maiores velocidades de transmissão de dados, simplificação das ligações e aumento da segurança.

A ligação USB foi sem dúvida um grande avanço com a tecnologia, Plug-and-Play que permite ligar e desligar os equipamentos de uma forma rápida e segura, as suas altas taxas de transferência de dados no que diz respeito à rapidez e a segurança, o USB veio revolucionar as ligações entre dispositivos eletrónicos e computadores. 

No entanto a existência de equipamentos, módulos, sensores e outros que apresentam ainda ligações do tipo Serial como o Arduino Lilypad e o Arduino Pro temos que recorrer aos adaptadores FTDI para se poder ligar estes ao computador.

Tendo estes módulos em preço muito acessível, não se torna um problema na hora de se comprar equipamentos que necessitam destes conversores.

E mais importante é que na hora da programação do nosso Arduino nem nos apercebemos que estamos a usar o conversor FTDI pois o processo é igual.




Esperamos que este artigo tenha sido útil e se gostaram comentem e partilhem. Alguma dúvida ou questão deixem em comentário ou utilizem o formulário de contatos.


Um bom dia em nome da TecnoDomos.

Conteúdo redigido ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Sem comentários:

Enviar um comentário