quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Arduino – #01: Introdução à programação (Algoritmos)

Na publicação anterior abordamos a instalação e configuração da nossa placa Arduino no Windows, no entanto esta rubrica pretende ir muito mais além da simples instalação e configuração do Arduino.
Tal como referido pretendemos dar aos nossos leitores os conhecimentos e ferramentas necessárias para que possam passar os seus projetos do papel para a BreadBoard.


Algoritmo

Um algoritmo ou programa, é umas das formas de dizer ao Arduino o que ele deve fazer, de uma forma que nós humanos conseguimos entender facilmente. Os algoritmos normalmente são escritos numa linguagem de programação de alto nível. Isto aplica-se a praticamente qualquer microcontrolador, inclusive ao Arduino, onde aqui um algoritmo também é chamado de “sketch”. No entanto ao longo destes tutoriais para simplificar vamos, nos referir aos algoritmos, programas ou “sketches” simplesmente como "programas".

Um programa é composto por uma sequência de comandos, normalmente escritos num ficheiro de texto. Ao longo destes tutoriais iremos usar como base os comandos do programa mais simples que podemos encontrar nos exemplos do Arduino, o Blink, e outros criados por nós para demonstrar e explicar cada um dos conceitos abordados ao longo dos tutoriais.

Sendo aqui importante referir que são necessários conhecimentos básicos em programação e principalmente nas linguagens C/C++, uma vez que são as linguagens utilizadas nesta serie de publicações.


No entanto se não tem conhecimentos em programação ou nas linguagens de programação C/C++ não desista já, a ideia destes tutoriais não é ensinar a programar mas se seguir esta rubrica com atenção e começar na prática a fazer os seus testes vai ver que será possível aprender a programar o Arduino sem grandes dificuldades.  


Vamos lá por mãos à obra!

Para iniciarmos iremos abordar um dos pontos mais importantes a ter em consideração na hora de se iniciar na programação com o Arduino, estamos a referir-nos há estrutura dos programas, sendo que esta é basicamente dividida em duas funções principais.

Nota: O conceito de função será abordado mais para a frente, iremos considerar estas como meras estruturas integrantes do nosso código.

Quando iniciamos o software original do Arduino, verificamos que por omissão são apresentadas inicialmente duas funções, a função “setup” e a função “loop”. Estas são as duas funções principais e mais importantes do nosso código e em especial a função “loop”, pois sem esta o nosso programa não funciona.


Análise das funções Setup e Loop

 

Função Setup

Função responsável pela definição e inicialização de todas as variáveis e configuração de certos componentes que iremos utilizar ao longo do nosso projeto, sendo apenas executada uma única vez quando o programa é executado, seja quando o Arduino inicia ou quando este for reinicializado através do botão de Reset ou mesmo através do corte da sua alimentação. 
Ou seja por cada vez que se iniciar/reiniciar o Arduino esta função é executada uma única vez.

    void setup()
    {   
          // put your setup code here, to run once:  
    }


Função loop

Função definida logo após a função “setup” sendo nesta que iremos definir todas as ações do nosso código e tal como próprio nome indica esta irá ser executada em loop.
Nesta o código é executado num ciclo infinito que só é interrompido quando realizamos um Reset ou quando desligamos a alimentação do nosso Arduino.

    void loop() 
    {     
         // put your main code here, to run repeatedly: 
    }

Com esta explicação ficamos a conhecer a estrutura mais básica dos programas desenvolvidos para o Arduino.

Apesar destas serem duas funções de elevada importância podemos facilmente verificar que o que hoje abordamos foi algo muito simples, mas que terá de ser assimilado para que no andamento desta rubrica não venhamos a ter dificuldades, pois tal como já foi referido sem estas e sobretudo sem a função “loop” o nosso código não irá funcionar.


Considerações Finais

Estes são conceitos muito elementares mas de grande importância para o entendimento da estrutura e funcionamento dos programas que iremos analisar e desenvolver ao longo desta serie de tutoriais.
Mais uma vez é importante referir que o objetivo destes tutoriais é dotar os nossos leitores das ferramentas e conhecimentos necessários para podem finalmente passar os seus projetos do papel para a BreadBoard sem sermos muitos extensos nas explicações.
Pois aqui não pretendemos estar a ensinar a programas passo a passo, pretendendo apenas abordar os conceitos mais relevantes, fornecendo exemplo simples para que seja fácil entender todo os conceitos e códigos disponibilizados para analise.



Esperamos que este artigo tenha sido útil e se gostaram comentem e partilhem. Alguma dúvida ou questão deixem em comentário ou utilizem o formulário de contatos.


Um bom dia em nome da TecnoDomos.



Conteúdo redigido ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Sem comentários:

Enviar um comentário