terça-feira, 31 de julho de 2018

Arduino - #06 Introdução à Programação (Bibliotecas)

Todo o que temos vindo a falar nas publicações anteriores é de grande importância pois são os conceitos mais básicos mas ao mesmo tempo os mais importantes para implementação da lógica de programação do Arduino.
  
No entanto nós queremos ir muito mais além de criar programa básicos para acender um LED pretendemos, criar tarefas mais complexas e recorrer a hardware, circuitos externos ligados ao nosso Arduino.

Para tal teremos de recorrer a um dos conceitos de maior importância na programação para Arduino que são as Bibliotecas.


Uma biblioteca é basicamente composta de código fonte adicional que podemos adiciona aos nossos projetos por meio do comando “include”. Este permitirá interagir com circuitos externos ao nosso Arduino e muito mais.

Vamos agora ver o exemplo de como adicionar uma biblioteca para controlo de um sensor de temperatura o DHT22 para, melhor entendermos este conceito.

Iniciamos com a inclusão propriamente dita da biblioteca pretendida no nosso código, da seguinte maneira:

 #include "DHT.h"

Uma biblioteca do Arduino apresenta-se normalmente como uma ou mais classes que possuem funções, métodos que permitem acionar dispositivos, configurá-los ou executar outras tarefas. 

No seguimento do exemplo do sensor de temperatura, para usá-lo no nosso programa, após a inclusão da biblioteca temos de iniciar o mesmo. O que fazemos nesse caso é criar um objeto para aceder ao sensor (tecnicamente a esta ação chamamos instanciar um objeto). Vejamos em seguida como fazer isso:



DHT dht(2, DHT22);



Quando fazemos isso, o sensor torna-se um objeto da classe dht. Isso é o equivalente a criar uma variável do tipo dht. Os parâmetros que são passados entre parênteses servem para inicializar a configuração desse objeto, e neste caso correspondem ao número do pino a  que vai ser ligado no Arduino e ao tipo de sensor que neste caso é o DHT22 mas que poderia ser outro como DHT11.



As bibliotecas do Arduino possuem sempre ou quase sempre um método begin(), que serve para fazer a configuração inicial do dispositivo que está a ser ligado ao nosso Arduino. Para se chamar a função begin() do objeto dht que criamos, temos de usar o seguinte comando.

dht.begin();

Normalmente o método begin() é chamado dentro da função setup() do nosso código, ou seja, durante a inicialização do programa. 

Realizados estes passos, já podemos aceder ao nosso sensor e obter leituras da temperatura. Fazemos isso usando o método readTemperature() do objeto dht, e atribuímos esse valor a uma variável e/ou mostramos o mesmo no serial monitor.

float t = dht.readTemperature();
serial.print(t);

O método readTemperature() é apenas um dos vários métodos disponíveis na biblioteca DHT. Para conhecer todos os métodos fornecidos por uma determinada biblioteca, é preciso consultar a documentação fornecida com a mesma biblioteca.

Este é o processo básico de utilização de bibliotecas no Arduino. Para mais informações, leia a documentação fornecida com a biblioteca que está usar.

Links úteis




Considerações Finais
As bibliotecas são um dos recursos mais importantes no desenvolvimento de sistemas mais complexos e completos com o nosso Arduino.
Estas permitem simplificar o código ao mesmo tempo que nos dão infinitas possibilidades de desenvolvimento, tornando assim o código mais simples, organizado mas ao mesmo o tempo mais completo e funcional.



Esperamos que este artigo tenha sido útil e se gostaram comentem e partilhem. Alguma dúvida ou questão deixem em comentário ou utilizem o formulário de contatos.


Um bom dia em nome da TecnoDomos.


Conteúdo redigido ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Sem comentários:

Enviar um comentário