Existem muitos governos e empresas que estão a tentar revolucionar o ensino, tornando este mais próximo da realidade tecnológica que nos rodeia.
Permitindo criar métodos e hábitos nos jovens que possam ser uma mais valia e uma ferramenta de trabalho ou de organização para o seu futuro.
Este é apenas um exemplo, podemos ver no Reino Unido (Inglaterra) uma nova iniciativa que vem ao encontro da formação e do despertar da mente, tentando apelar ao ser tecnológico que existe dentro de cada jovem, tendo como objectivo levar a aprendizagem da lógica e da programação mesmo para quem no futuro não venha a seguir esta área.
Esta iniciativa foi recentemente lançado no Reino Unido, esta passa por oferecer aos alunos com idades compreendidas entre os 11 e os 12 anos o novo Micro:bit, este é o novo mini PC que foi desenvolvido pela BBC em parceria com mais 29 empresas das quais podemos destacar a Microsoft, Samsung, ARM entre muitas outras.
"Nós todos sabemos que há um défice de competências digitais crítico e crescente neste país e é por isso que é tão importante que estejamos juntos para fazer algo sobre isso", disse o director geral da BBC Tony Hall no evento de lançamento em Londres.
"Nós todos sabemos que há um défice de competências digitais crítico e crescente neste país e é por isso que é tão importante que estejamos juntos para fazer algo sobre isso", disse o director geral da BBC Tony Hall no evento de lançamento em Londres.
Este novo mini PC da BBC surge 34 anos após o lançamento de uma primeira versão, sendo que hoje em dia esta primeira versão já não é decerto muito conhecida sobretudo entre os mais jovens.
A primeira versão denominava-se BBC Micro e foi lançada em 1981, esta de mini PC hoje já não tem nada, no entanto para a época foi um equipamento revolucionário que veio concorrer com os famosos Spectrums da Sinclair, entre outros.
O Micro Bit em comparação com o seu antecessor representa um enorme salto tecnológico, não só devido ao seu tamanho mas, as suas performances e claro consumo energético, no entanto o seu antecessor apresentava uma grande vantagem sobre este novo modelo que era o facto de se poder programar sem auxílio de qualquer outro equipamento.
O novo BBC Micro Bit em comparação com o seu antecessor o BBC Micro é:
- Muito mais barato ao nível da sua produção,
- 18 Vezes mais rápido na execução de código,
- 70 Vezes mais pequeno,
- 617 Vezes mais leve,
- Mais eficiente a nível energético,
- Permite a comunicação sem fios,
E podemos ainda dizer que não necessitamos de uma TV para ver o que se está a fazer.
- Dimensões: aprox. 5cm x 4cm;
- Peso: 8g;
- Processador: 16MHz, 32-bit ARM Cortex M0 CPU;
- Memoria flash: 256KB;
- Memoria RAM: 16KB;
- Bluetooth de baixo consumo energético;
- Compasso Digital;
- Acelerómetro;
- Controlador Micro-USB;
- Matriz LED 5x5 com 25 LEDs vermelhos;
- 2 Botões programáveis;
- Alimentado por 2 baterias tipo AA.
A BBC confirmou que o Micro Bit estará acessível a todos no Reino Unido e não só, sendo este colocado à venda no Reino Unido antes do final do ano.
O Micro Bit é compatível com as plataformas já implementadas como Arduino, o Raspberry e o Galileo da Intel, podendo recorresse a estas para a elaboração de tarefas mais complexas.
Links Relacionados
Questões para debate:
- Por cá, teria sucesso uma iniciativa deste género?
- Será o Micro:Bit um concorrente do Arduino ou mesmo o Raspberry e do Galileo?
Conteúdo redigido ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.
Sem comentários:
Enviar um comentário