terça-feira, 22 de novembro de 2016

Chassi do nosso robô

Para iniciar a construção do nosso Robô optamos por iniciar pala base ou seja pela parte que toca o solo que é o Chassi, pois é este que dá forma ao nosso robô, pelo que decidimos desta forma comprar primeiro o mesmo para depois pensar de forma mais clara o objetiva tudo o desenvolvimento do robô a partir desta base.


A participação no concurso Robô Bombeiro do IP.Guarda exige a elaboração de um robô 100% autómato no entanto existe a possibilidade de se adquirir um Kit completo á organização do concurso, que apenas tem de ser montado e programado, no entanto optamos pela total construção do nosso robô comprado os diversos módulos e sensores, sendo que iremos passo a passo testar e montar cada um destes até termos o nosso robô completo e 100% funcional cumprindo com todos os requisitos do concurso.

Sendo que inicialmente a ideia passava mesmo pela construção do chassi com peças recicladas, mas para evitar problemas de calibração e garantir o bom funcionamento deste optamos pela compra do mesmo.


Ao longo dos próximos meses iremos abordar a análise dos diversos componentes, módulos e sensores escolhidos para a construção do nosso Robô dando, desta forma a conhecer cada um destes de uma forma mais detalhada.
Desta forma vamos dar ainda a possibilidade de se poder acompanhar a construção do nosso Robô passo a passo.


O chassi:
A escolha do chassi foi fácil pois o pretendido foi desde o início um chassi que apresenta-se uma dimensão reduzida, que permitisse a fácil adaptação e montagem dos mais diversos componentes e que permitisse dotar o nosso robô de uma grande capacidade de mobilidade e agilidade.


Tendo em mente estes requisitos apenas tínhamos uma opção, adquirir um chassi com um formato arredondado e com a tração colocada no seu centro, sendo que só assim conseguiríamos que este apresentasse a capacidade de evitar mais facilmente as colisões sempre que realiza uma manobra.

Com estas características o nosso Robô apresenta a capacidade de rodar 360º sobre si mesmo sem se deslocar significativamente do seu centro de massa e não apresenta qualquer esquina o que neste caso vai permite não tocar inadvertidamente nas paredes, vela ou mesmo nos objetos colocados no modelo (casa) durante as provas, evitando assim penalizações.



Principais características do chassi:

  • Formato: redondo;
  • Nº de placas: 2 placas acrílicas;
  • Material de construção: acrílico transparente e metal;
  • Motorização: 2 motores DC com caixa de redução;
  • Rodas: 2 rodas motrizes mais 2 rodas de apoio;
  • Forração: escalável para fácil adaptação;
  • Dimensões: 14cm de diâmetro x 7,8cm de altura x 3cm entre placas;
  • Dimensões com rodas: 15cm x 8cm;
  • Peso: 323g;
  • Total de peças do Kit: 67 peças;
Mais: este inclui ainda 2 discos para a codificação de velocidade de rotação dos motores e uma caixa para duas baterias do tipo AA.




Montagem do chassi:
A montagem deste é relativamente fácil, embora não nos tenha sido fornecido qualquer esquema de montagem, conseguimos montar este através das imagens que vimos do mesmo já montado, tendo este sido montado em cerca de 10 minutos sem grandes dificuldades.


Na montagem temos de ter em atenção a colocação correta das peças para que este fique bem ajustado sobretudo no que diz respeito à montagem dos motores e das rodas de apoio.


Pontos fortes do chassi:
    1. O seu reduzido tamanho e peso;
    2. O seu formato;
    3. A escalabilidade da sua furação;
    4. A sua robustez;
    5. Os materiais de construção;
    6. O seu custo/beneficio;

    Pontos fracos do chassi:
    1. Inexistência de esquema de montagem; 
    2. Furação do suportes das rodas de apoio ser muito largo o que vai exigir peças extras (anilhas não fornecidas) para uma correta montagem (imagem seguinte);
    3. Localização de umas das rodas de apoio, estas em alguns momentos ultrapassam as áreas do chassi ficando exposta em cerca de 1cm;
    4. As rodas motrizes também ultrapassam a área do chassi em cerca de 5mm cada;



    Vídeo
    Demonstração do funcionamento do chassi em rotação de 360º sobre si mesmo do forma continua sem se deslocar do ponto inicial.




    Considerações Finais
    O que nos levou a optar por este chassi apesar de se encontrarem outros mais baratos foi o formato, as dimensões e configuração do mesmo. 

    Sendo que estas três características tornam este chassi mais manobrável o que vai facilitando as manobras que o nosso robô posa ter de efetuar dentro do modelo durante o decorrer das provas evitando assim, colisões e penalizações no contexto do concurso robô bombeiro.

    Este é um chassi robusto e muito completo apesar de apresentar alguns pontos menos positivos este é uma excelente opção e apresenta um bom desempenho em relação ao seu custo.




    Esperamos que este artigo tenha sido útil e se gostaram comentem e partilhem. Alguma dúvida ou questão deixem em comentário ou utilizem o formulário de contatos.


    Um bom dia em nome da TecnoDomos.


    Conteúdo redigido ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

    Sem comentários:

    Enviar um comentário